Instituto Rodrigo Guimarães e FEP lançam programa de bolsas para premiar talento e mérito
Parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto apoia estudantes de Economia e Gestão com mérito, determinação e recursos limitados.
O Instituto Rodrigo Guimarães celebrou um protocolo com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) para criar o programa de bolsas de estudo Rodrigo Guimarães, destinado a apoiar estudantes de Economia e Gestão que se destaquem pelo seu mérito académico, motivação e empenho, mas que enfrentem constrangimentos financeiros.
As bolsas abrangem os estudantes de licenciatura, mestrado e Erasmus e visam promover o talento jovem, reconhecendo estudantes com espírito de iniciativa e visão de futuro. O objetivo é equilibrar o investimento necessário à conclusão dos estudos e reforçar o princípio da igualdade de oportunidades.
Para além da documentação exigida nos processos de apoio social, os candidatos deverão apresentar um vídeo de candidatura, respondendo a três perguntas que permitirão avaliar não só o percurso académico, mas também o potencial e a determinação de cada estudante.
As candidaturas para o ano letivo 2025/26 já estão abertas e podem ser submetidas até 17 de novembro, através deste formulário.
Uma homenagem que inspira o futuro
O Instituto Rodrigo Guimarães foi fundado em 2022 por familiares do empresário e empreendedor Rodrigo Guimarães, em parceria com a sua amiga de longa data Elizabeth Rothfield.
A associação tem como missão promover a educação e dinamizar projetos sociais e académicos de impacto positivo.
Rodrigo Guimarães destacou-se pela sua visão empreendedora e pelo seu forte sentido de justiça. Acreditava que criar oportunidades para jovens com menos recursos era essencial para transformar vidas e estimular a ambição.
Com este programa de bolsas, o Instituto pretende honrar o seu legado, inspirando uma nova geração de estudantes a ultrapassar desafios, sair da zona de conforto e ir mais longe.